Trabalhos de demarcação na Rota EN2

Conservação e Manutenção
Rodovia
  • Trabalhos de demarcação na Rota EN2: fotografia 1
  • Trabalhos de demarcação na Rota EN2: fotografia 2
  • Trabalhos de demarcação na Rota EN2: fotografia 3
  • Trabalhos de demarcação na Rota EN2: fotografia 4

A Infraestruturas de Portugal concluiu os trabalhos de recuperação e conservação da demarcação da EN2 no âmbito do seu projeto de valorização da principal rota turística.

A Infraestruturas de Portugal (IP) concluiu, recentemente, alguns trabalhos de demarcação da Rota EN2, na extensão sob sua gestão, garantindo assim a melhoria das condições de circulação e das condições de fruição da estrada, enquanto rota turística.

A intervenção teve como objetivo recuperar os marcos miriamétricos, quilométricos e hectométricos, retomando as suas cores originais, o branco e o vermelho definidos nos Estatutos das Estradas Nacionais de 1949.

A empreitada de recuperação acontece no âmbito dos contratos de conservação em curso em cada distrito, com reabilitação dos marcos e reposição de inexistentes, estando já concluída em todos os distritos. Estas intervenções estendeu-se a outros elementos antigos tais como pilaretes, muros, guardas de segurança em betão e/ou rede e ainda sinalização.


Plano de Valorização da EN2


No âmbito do projeto de valorização da Rota da EN2, a IP tem desenvolvido diferentes ações de conservação e manutenção nos troços sob sua jurisdição, melhorando as condições de segurança, sinalização e exploração da estrada.

O Plano de Ação delineado para esta via tem por objetivo respeitar a identidade e valor patrimonial da EN2, requalificando os seus ativos, sem, contudo, deixar de dotar a estrada das necessárias condições de circulação em segurança, com intervenções ao nível de pavimentação, marcação horizontal, sinalização vertical, estabilização de taludes, entre outras.

Assim, o Plano de Ação norteia-se pelos seguintes princípios:

  • Preservar os elementos originais;
  • Dar prioridade de atuação nos ativos da estrada que se revestem de maior relevância, sejam eles de cariz patrimonial ou funcionais;
  • Privilegiar a execução dos trabalhos através de contratos em curso;
  • Identificar situações enquadráveis no âmbito do acordo de colaboração com a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (AMREN2).

Estrada Nacional 2


A Estrada Nacional 2 é a estrada portuguesa mais longa, com uma extensão de cerca de 739 quilómetros, e vai desde Trás-os-Montes ao Algarve, passando pelas Beiras e Alentejo. É a única do seu género na Europa e a terceira mais extensa do mundo, a seguir à Route 66 dos Estados Unidos da América e à rota 40 da Argentina.

A história da Nacional 2 remonta a séculos passados e no final do séc. XIX grande parte era Estrada Real e Distrital, sendo classificada em 1945 como Estrada Nacional. Em 2001 o troço entre Almodôvar e S. Brás de Alportel foi o primeiro troço de estrada em Portugal a ser recuperado com base no conceito de “Estrada Património”.